quarta-feira, 30 de março de 2011

De Paraty ao Rio de Janeiro







Parti de Paraty sabado rumo ao Rio de Janeiro. Uma viagem que deveria ser rápida ja que o Rio fica a pouco mais de 100 milhas de Paraty. Mas...
Embarquei meu velho companheiro o Brasileirinho, um caiaque que ja passa dos seus 18 anos e juntos, eu, Petit e ele seguimos tranquilos numa bela tarde de sol.
Logo apos a Ilha do Mantimento, na baia de Paraty o vento acabou total. Como nao tenho um motor a bordo ficamos a observar o fim da tarde e a bela noite estrelada. Laguei o ferro e dormi. Logo cedo acordo com uma leve brisa e sigo rumo a Ilha Grande. O vento aumenta e vem de sueste. Uma boa velejada nas aguas calmas da baia da Ilha grande. O dia passa rápido e sempre junto ao leme sigo ate próximo ao Abraão e o vento acaba total. Passo umas duas horas ate conseguir ter um bom calado para larga o ferro. Um rapaz, Joao Pedro e sua namorada , se aproximam e me levam para mais próximo a casa onde eles moram e ali passo mais uma noite. Ele fica encantado em ver uma mulher sozinha e num barco sem motor. Eu me encontrava bem apesar de ainda estar a mais de 60 milhas do meu destino,mas eu sabia que nao precisava cruzar nenhuma linha de chegada e o tempo nao era o protagonista nessa historia.
Logo cedo subi os panos e sai com uma leve brisa e que ganhou força e me levou muito rápido ate a Barra de Guaratiba. O vento acabou novamente e como a corrente era muito forte larguei o ferro apesar dos 40m de profundidade.






Sou acordada com uma forte tempestade e fico esperando ela passar. A chuva caindo, os raios e as trovoadas faziam um espetaculo a parte.


video
Assim que a chuva acaba tiro o ferro, mas essa tarefa nao é nada facil. Tenho que utilizar a ajuda da catraca, minha Nautos, senao nao seria possível. Fico tao cansada, mas sempre levo o leme e sigo voando rumo ao Rio.
Apesar de ter muitas calmarias a viagem foi brindada por belas velejadas. Ja proximo ao Iate Clube o vento ficou bem na cara, contra e entre tantos bordo consigo chegar junto as poitas, desço a genoa e largo o ferro. Uma rajada entra e o ferro nao unha e la vou eu me distanciando do Iate. Aiaiaiai. Quando enfim o barco para eu ja imagino o trabalho que me espera. Tirar o ferro e novamente velejar entre bordos de volta ao Iate. Mas do nada surge um bote e nele dois amigos, o Chico e o Edu Loro. O Chico sobe a bordo puxa o ferro e o Edu nos leva a uma poita. Que sorte enfim cheguei.
Vou aproveitar esta escala no Rio para Nautos dar uma geral nas ferragens do Petit, vou fazer manutenção nos eletrônicos e comprar comida.
Hoje fui a casa dos meus pais e matei saudades. Nao sei quando voltarei, mas sei que eles sempre estarão aqui a minha espera.









sábado, 26 de março de 2011

Partindo...

Começamos a viagem rumo ao Caribe. Proximo porto Rio de Janeiro.
Meu caiaque brasilerinho esta a bordo e tudo em ordem para viajar.
Fico no Rio ate quarta feira. O objetivo e ver meus pais, a Nautos dar uma geral nas minhas ferragens e comprar comida.
Que os bons ventos me levem.
No Rio coloco fotos da partida de Paraty
Bel

quarta-feira, 23 de março de 2011

"Muito além de uma escolha"

Um dia assim...

Ontem foi um dia péssimo. Retornei meu trabalho das ultimas revisões no meu novo livro quando recebo uma noticia que me deixou muito chateada. Perdemos o apoio da Onix, logo nao teremos mais este rastreador na nossa nova viagem. Como ja tinha divulgado o apoio venho aqui anunciar a saida desse parceiro que em 2009 permitiu que minha viagem para França fosse registrada.
Acredito que as mulheres tem um dia, todo mes, que é o nosso inferno astral mensal. E esse dia foi ontem. Para piorar brigo com o namorado. uhm mais essa agora. Para deixar o dia ainda mais legal os livros da "Travessia de uma Mulher" que as vendas no site estao com a entrega atrasada, nao chegou no destino e se extraviou. Galera que esta esperando o livro informo que fiz outra encomenda para repor o estoque. A procura foi grande e ainda nao conseguimos repor devido o problema na entrega, mas em breve o livro sera entregue. Um desanimo tomou conta de mim e minha amiga Zoé me convidou para assistir um filme "O Curioso Caso de Benjamin Button". Viajei naquelas imagens e num roteiro tao singular. Fui dormir mais feliz e com a certeza que amanha sera um dia melhor. Bom dia e um sorriso.

sábado, 19 de março de 2011

Em Paraty...

Estou a dois dias trancada na casa da minha amiga Zoé fechando meu novo livro. Meu Petit esta na Marina Porto Imperial a minha espera para partir rumo ao Caribe. Galera do Caribe calma que eu chego. rs. Bons ventos Bel

sexta-feira, 18 de março de 2011

Em Paraty...

Hoje nem passei na Marina Porto Imperial e Petit vai passar a noite de lua cheia sozinho. Para falar em lua ela esta maravilhosa. Passei o dia em frente do computador dando a ultima revisao no livro novo antes de ele ir para o forno. O pior que ainda nao tenho um nome para ele.
Ontem fui na Casa da Cultura e tive o prazer de estar presente num encontro muito interessante. A Agenda 21 que é um instrumento de planejamento para soluçoes do desenvolvimento sustentavel. A Marina Porto Imperial ganhou um selo por participar na campanha de Compensaçao do Carbono com reflorestamento da rodovia. Varias embarcaçoes e empresas estao aderindo em busca de melhor qualidade de vida. Entre tantas tragedias naturais devemos para e pensar melhor nas nossas açoes. Nem que seja na hora de ir no mercado e utilizar n sacolas de plasticos nas suas compras, ou quando joga fora seu lixo e nao separa em orgânico e inorgânico.
Ainda fico uns dias em Paraty terminado de preparar Petit e o novo livro.
Uma linda lua para voces.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Marina Porto Imperial

A Marina Porto Imperial também é um de nossos parceiros e é o Porto seguro do Petit. La ele recebe todos os cuidados e as manutenção necessárias. Agora para quem quer visitar Paraty ou quer saber como esta o tempo em Paraty pode acessar o link http://www.pousadaportoimperial.com.br/pt.br/marinaportoimperial_camera.asp e veja a câmera online que a Marina oferece.



terça-feira, 15 de março de 2011

Rastreador de Satelite

A partir de amanha Petit sera monitorado pela Onix e poderão saber onde nos estaremos. No site aperte a faixa azul onde vem escrito Onix e pode acessar a essas informaçoes. A Onix é lider mundial em rastreamento seja no mar em terra ou no ar e mais uma vez contamos com essa parceria que representa acima de tudo segurança nas minhas viagens.


Brasil e Portugal a remo


O livro de minhas aventuras a remo tambem pode ser adquirido pelo email izabelpimentel.livros@hotmail.com.

O Caiaque brasileirinho

Hoje dormi no barco e bem cedo ja estava no trampo. O belo dia de sol ajudou e trabalhei arrumando meu antigo e querido caiaque. O Brasileirinho foi meu primeiro caiaque e foi com ele que fiz minha primeira travessia que foi Angra Paraty. Um companheiro de grandes remadas. Ele ira comigo nessa nova aventura. Sera meu barco de apoio e companheiro em muitas novas descobertas. Confesso que o trabalho de fibra ficou assim assim, mas tentei.
Estamos atrasados, mas como agora somos cruzeristas, nao ha necessidade de estress. Vamos na hora que Petit estiver pronto. Falta pouco.
Petit esta animado e louco por mar aberto. Rs. Sua dona tambem. Que os ventos me levem muito rapido ao Caribe.

O livro


Agora voce pode adquirir o livro A travessia de uma Mulher atraves do email
izabelpimentel.livros@hotmail.com.
Se voce ja tem um pode comprar e dar de presente a algum amigo. Se nao tem pode ter o prazer de viajar nessa aventura. Espero que gostem. Bons ventos

domingo, 13 de março de 2011

Uma visita especial


Hoje recebi a visitaJustificar da minha nova amiga Inah. Veio se despedir de mim que ja estou com quase tudo pronto para seguir para o meu novo rumo: Rio de Janeiro. No Rio o Petit recebera os cuidados da Nautos que ira dar uma geral nas suas ferragens. Inah fez a maior festa a bordo de Petit e eu ja estou com saudades do carinho recebido aqui em Paraty. Fiquei esse mes na casa da sua mae Zoé, e tenho certeza que la no meio do mar vou sentir saudades. Aprendi ate trocar fraudas e dar banho na menina. Aiaiaiai se me acostumo nao sei nao.
Sinto um pouco de vazio quando minha pequena visita parte. O mar esta agitado e ja sinto as ondulações. Talvez nao possa partir amanha, mas ja vou dormir e aguardar no barco.
Que o mar se acalma e me leve para meu novo porto.

Fim de semana em Paraty


Acordei no susto. Nem eram 6 horas e ja estava de pé correndo atras dos últimos preparativos para a minha nova viagem pelos mares do nosso Planeta. Ligo o computador e vou dar um bom dia ao meu namorado que de longe aguarda o dia em que chegarei nos seus mares. Esse ritual é sagrado todos dias. A verdade é que nem sempre ele esta online, mas eu me esforço. Depois vou ver as noticiais e hoje as noticias do Japão me deixam triste e pensativa. A vida realmente é uma ponte que nem sempre tem o outro lado. Logo depois Vitor Balbi, coordenador da Olearys, nosso novo parceiro nessa aventura, entra no skype para um treinamento. A Olearys é um empresa pioneira no Brasil que trabalha com o monitoramento do tempo na agricultura. Evitando assim perdas e pragas nas lavouras e otimizando a produçao agricutura. Ele me explica como instalar o sistema de previsão de tempo via satelite. Iremos funcionar como uma pequena lavoura que sera monitorada dia a dia. Alem de fornecemos material para o melhor desenvolvimento da empresa e a exposição dos equipamentos a situações inospitas.
As 11h sigo rumo a O Instituto Nautico de Paraty,INP, a escola de vela de Paraty. O céu esta coberto de nuvens e o calor forte. No caminho um rapaz para e me dar carona evitando assim o meu atraso. Sou recebida no INP por crianças e jovens curiosos que num agradável bate papo passo para eles algumas experiências das minhas viagens e tambem me divirto com suas curiosidades e com as historias de Alex Silva Ribeiro, proeiro na viagem do Paratii 2 com Amyr Klink, que torna o encontro ainda mais agradavel.